domingo, 31 de janeiro de 2010

Pesquisa: Despesa ou Investimento?

O mercado competitivo é um mundo muito delicado que veio sofrendo mudanças desde seus primórdios até os dias atuais, influenciado pela a globalização, tecnologia e o capital intelectual de pessoas que, por exemplo, abrem seus próprios negócios. Mas, em contrapartida a isso existe uma grande diferença entre aqueles que têm grandes idéias e os que têm talento para extrair lucro delas.

Para poder ser competitivo no mercado onde impera quem conhecer melhor a essência do seu público-alvo vai além de apenas comercializar, E o motivo de muitas empresas chegarem à falência é justamente esse, existem empresários que não sabem nem se quer em qual segmentação sua empresa precisa mensurar. O que observamos com isso é o despreparo de profissionais que possuem o poder de decisão, estarem cegos em relação ao mercado e concorrência. Lógico que uma pesquisa de marketing é fundamental para a empresa mapear seu ambiente de atuação. Em outras palavras, para que as empresas se antecipem ou respondam às necessidades dos clientes, precisam dispor de informações sobre seus clientes atuais e potenciais e sobre o sucesso de suas próprias práticas, dentro do ambiente microeconômico mesmo sabendo dos riscos que uma pesquisa mal formulada também possa gerar.

Então, pesquisa de mercado sem dúvidas é uma prática lucrativa para as empresas, pois o processo decisório terá um fundamento para implementações de estratégias, diferentemente do achismo, que possa ser até que dê certo em alguns casos, mas, a probabilidade de erro será bem maior e terá como conseqüência perda de mercado e lucratividade levando a empresa para o fundo do poço.

Valter Rito. Artigos em inteligência, estrategia e marketing.

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