segunda-feira, 3 de maio de 2010

War Game - Simulação empresarial.

Como era de se esperar, com a hiper-competitividade aflorando no mundo dos negócios, executivos e gerentes tiveram que desenvolver novas estratégias para sobreviverem no mercado. Então metodologias, ferramentas sempre estão surgindo para inovar a forma de gerenciar valores conquistar os objetivos da empresa.

Os jogos de guerra (War Game) são utilizados pelas empresas para antecipar os movimentos dos concorrentes e para saberem se suas estratégias darão resultados, lhes dando uma visão de como deverão desenvolvê-las para saber de fato se resistirão também aos ataques dos concorrentes, utilizando táticas de defesas e desenvolvimento da estratégia correta para o contra-ataque.

Foi assim que estudantes de duas escola de negócios norte-americanas puseram em prática a aplicabilidade dessa ferramenta como um grande case de sucesso. Então relatarei dois cases que estão disponível em: The secret language of Competitive Intelligence de Leonard Fuld 2007 a respeito dos jogos de guerra.

O primeiro, por retrata um jogo realizado por sua empresa para um cliente do ramo farmacêutico, que estava elaborando um produto para ser a sucessora do seu principal carro chefe, mas a empresa XYZ estava seriamente atrasada no desenvolvimento de um novo produto (FULD, 2007, p.54). A XYZ estava esperando que produtores de produtos genéricos atacassem a categoria deixando o produto a desejar. Mas o jogo mostrou a empresa XYZ que estava seriamente enganada pensando que estaria avançando na tecnologia do novo produto e que os clientes esperariam o tempo que achavam para consumirem. Onde que na verdade um de seus concorrentes estava à frente com um produto similar e que levaria a melhor devido ao pioneirismo do produto. Então baseado na recusa dos clientes do mercado que encontrou no jogo, houve uma mudança de estratégia para com o lançamento do produto. A XYZ tentara se unir ao concorrente que estava a sua frente vendendo sua divisão ou um acordo de licença. Foi uma decisão de cooperação e não competição, onde todos saíram ganhando. O jogo ajudou aos gestores da empresa XYZ que estavam enganados com o posicionamento da empresa no mercado e a evolução da tecnologia para lançar um novo produto. Então o jogo mostrou a estratégia correta que deferiam seguir, onde que no final em vez do fracasso a parceria foi a possibilidade mais acertada perante os desconhecidos resultados que estariam por vir.

O segundo case foi o mais surpreendente e bastante interessante sobre os jogos de guerras. Um desafio de oito horas para os Estudantes de Harvard Business e da Sloan School of Management do MIT. Desenvolveram um jogo de guerra denominado de o Jogo dos Cliques. Composto por quatro equipes onde cada uma representava as empresas: Google, Yahoo!, AOL e a Microsoft. Onde que as questões principais do jogo a serem resolvidas eram:

1. Pode a Google, cujo preço da ação no mercado elevou-se para $ 300, continuar a desafiar as leis da gravidade competitiva?

2. A Google no momento depende da abordagem publicitária de sua ferramenta de busca. Esta é uma das únicas empresas com 95% das vendas proveniente desta única fonte de ganho. Como pode diversificar ou reforçar essa base antes que sua participação de mercado se reduza com novos entrantes no negócio de busca da Internet?

3. Como pode a AOL, divisão da Time Warner, reduzir a rápida perda de assinaturas? Pode esta encontrar uma forma de verdadeiramente alavancar o valiosos conteúdo da Time Warner, presente em seu rico grupo de revistas, programas de televisão e de rede a cabo?

4. O que a Microsoft pode fazer para prevenir, ou pelo menos reduzir, o domínio do desktop pela Google por meio de ferramentas ingênuas como o Google Desktop? A ferramenta de busca MSN da Microsoft será potente o suficiente para retirar da Google uma parcela do “clique de publicidade?

5. Como pode a Yahoo! Ampliar suas fronteiras? Apesar da expansão de suas capacidades de busca e rendimentos, que a igualam a Google, esta pode facilmente perder seu foco ao se movimentar para várias direções.

6. Como pode a Yahoo! Ampliar suas fronteiras? Apesar da expansão de suas capacidades de busca e rendimentos, que a igualam a Google, esta pode facilmente perder seu foco ao se movimentar para várias direções.

As equipes passaram por elaborações de estratégias sendo acompanhados pelos facilitadores, que propõem as mesmas, que serve de um guia que mostra as equipes a permanecerem no caminho correto para a conclusão com resultado positivo. Depois de análises e apresentações das estratégias durante todo o jogo, a equipe da Google representada pelo MIT foi a vencedora. Pois a mesma optou em permanecer com as estratégias de acordo com as ferramentas de busca e por identificar os fatores críticos de seus três concorrentes desenvolvendo estratégias de ação que anularam as iniciativas dos mesmos. (FULD, 2007, p.83).

Então o War Game ou jogo de Guerra é uma ferramenta que gera vantagem competitiva para uma empresa pelo fato de trabalhar com informações inseridas em cenários utilizando todas as possíveis ações dos concorrentes para que os profissionais engajados, desenvolvam estratégias de ação, prevenção e contra-ataque. Além também de promover na empresa um corpo de pessoal voltado para o entendimento do mercado e concorrência lhes proporcionando capacidade para criarem suas estratégias preventivas e de ataque.

O jogo permite aos participantes testar a capacidade estratégia de todos os envolvidos no mesmo. Os jogos não são um tipo de bola de cristal, mas permite antecipar os movimentos dos concorrentes gerando assim vários insights. Mas a problemática é que o método ainda é pouco difundido no Brasil. Poucas empresas a utilizam e estão conseguindo excelentes resultados com o método do War Game.

O war game é uma ferramenta que considero a mais importânte da Inteligência Competitiva, onde que permite a simulação de cenários prováveis e possíveis para que permitem aos tomadores

Há também o problema da imaturidade de alguns executivos em abrirem suas empresas para aplicarem novos métodos de análise da concorrência. O que é um erro grave para a globalização do século XXI e o capitalismo. Lembro-me de que uma vez, apresentei a metodologia a um executivo do ramo de cursos profissionalizantes. O mesmo elogiou, mas viu com uma grande resistência. Logo, pude notar o porque de que sua empresa não está inserina nas primeiros lugares no seu ramo, pois os dirigentes da mesma, não tem visão de inovação, o que acabam perdedo tal conhecimento para o concorrênte que aposta e consegue obter resultados. Pois independentemente do ramo que a empresa está, criatividade é primordial. Parar no tempo é uma erro fatal, e nos dias de hoje não pode acontecer.

Mas atividades de Inteligência Competitiva e suas ferramentas vem crescendo a cada ano no Brasil. Onde que se várias empresas começarem a utilizar esse método de análise de estratégia, que tanto os consumidores como o mercado ganham pelo fato de movimentar sempre serviços e produtos de qualidade garantindo sempre às empresas a forma mais adequada de lançamento de um produto ou extensão da marca, além também de que a competitividade gerará mais opções e a relação custo-benefício aos consumidores que só tem a ganhar com o War Game.

Maiores informações sobre a metodologia dessa ferramenta, favor contactar: valter-rito@bol.com.br

2 comentários:

  1. Gostei muito do blog, você teria site para indicar de orientação profissional?

    Grato

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudio, me mande um e-mail que conversaremos melhor ok?
    valter-rito@bol.com.br

    Estou no aguardo.

    ResponderExcluir