domingo, 10 de abril de 2011

Fórum de estudos

Área reservada a discursão de temas relacionados ao site:www.sites.google.com/site/executivointeligente


Para fins de aprendizado da cadeira de Administração Mercadológica II.

Escolham um tema, clique em comentar, informe o título do assunto escolhido e poste seus comentários, sua posição em relação ao conteúdo analisado.

35 comentários:

  1. André Dias dos Santos

    Análise de compra pelo consumidor

    Podemos definir consumidor como aquela pessoa que compra, mas não tem cadastro na empresa, ele é um anônimo. Segundo Maslow e a sua pirâmide, onde são expressas de forma categórica e singular as necessidades humanas e ressaltando uma delas que é a necessidade de auto-estima, podemos dizer que a arte do consumo supriu de forma superficial esta carência humana.
    Mas para que haja de fato esse consumo são levadas em consideração por parte do consumidor algumas vertentes no que tange e concerne a sua decisão de consumir ou não. A partir dai inúmeros critérios são levados em consideração e analisados.
    É preciso, no entanto que as organizações estejam atentas a essa grande e revolucionária mudança de perfil do consumidor nas mais diversas áreas, estudos sócio- econômicas , hábitos, tendências comportamentais em fim, O consumidor moderno na minha ótica evoluiu, e para melhor .
    Cada vez mais as organizações tendem a usar o Marketing e suas ferramentas de forma agressiva para não perder espaço, a marca da empresa determinará e influenciará de forma substancial no processo motivacional para que culmine definitivamente na compra de produtos ou serviços pelo consumidor, cliente ou freguês, assim como queira definir quem compra algo em algum lugar.
    Não bastasse vale salientar que informação é tudo e deve de forma explicita constar , características do produto assim como : validade, informações nutricional,entre outros são objetos de análise que decerto não são mais ignorados como também a preocupação das empresas ou não com a fase denominada pos- compra, contribuindo para que não haja frustração pelo consumidor que caracterizando-se como um diferencial para o ele podendo conseqüentemente também fideliza-lo. Em súmula, estudar o cliente , seu comportamento de consumo suas indecisões e seus anseios, insta em conhecê-lo de maneira que através desses conhecimentos pode-se trabalhar as mais diversificadas maneiras de como as organização podem melhorar e contribuir desmedidamente no âmbito de desenvolver o mais alto grau de satisfação do cliente, levando em consideração todas as etapas que são colocadas em prática muitas vezes até de forma despercebida pelo consumidor num processo de análise e decisão de compra.

    ResponderExcluir
  2. ALUNO: RENATO LEAL DE LIMA 4°PERIODO

    TITULO: MARKETING ESPORTIVO

    Foi analisado que o Marketing Esportivo é a utilização do esporte como ferramenta de comunicação corporativa ou institucional. Marketing Esportivo é a aplicação dos princípios de marketing a qualquer produto (bens, serviços, pessoas, lugares e idéias) da indústria do esporte.
    O Marketing Esportivo abrange o marketing do esporte e o marketing através do esporte. marketing do esporte: marketing de produtos e serviços esportivos. Exemplos: academias, clubes, corridas, basquete. marketing através do esporte: atividades ou produtos que fazem o uso do esporte como veículo promocional. Exemplos: cigarros, automóveis, vitaminas. O marketing esportivo refere-se à aplicação específica dos princípios e processos do marketing a produtos de esporte; times, ligas, eventos, etc..
    É uma nova área de marketing que atua dentro da indústria do esporte, movimentando bilhões em todo o mundo.
    O marketing esportivo tem como vantagem, o fato de impactar um consumidor relaxado, em meio ao programa e não nos intervalos. Dessa forma, a empresa que faz uso dessa estratégia de comunicação é percebida, não como uma anunciante, mas sim como uma parceira, que permite com que os campeonatos ou times patrocinados possam ter sucesso e continuidade. Mais do que isso, ainda há uma lealdade muito maior a empresas que detém esta imagem.
    Além de ser uma forma de comunicação saudável, envolve sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte pode oferecer. Adrenalina, alegria, conquista, vibração e emoção são alguns dos elementos que fazem da atividade um misto de aventura e poder.
    Não se pode esquecer o papel dos ídolos, que, nesse processo, são os verdadeiros porta-vozes do mercado, com suas mensagens traduzidas em forma de talentos esportivos.

    ResponderExcluir
  3. MARKETING DE RELACIONAMENTO

    Dois exemplos de marketing de relacionamentos

    NEGATIVO
    Empresas estão perdendo credibilidade no mercado por não capacitar seus profissionais na hora de abordar e atender seus clientes, um exemplo de uma dessas empresas seria a RIACHUELO, foi vinculado no site YUO TUBE o vídeo de uma mãe que passou por um constrangimento de ter que limpar um tapete que estava exposto para venda porque seu filho acidentalmente fez xixi no mesmo. O que ocorreu foi a falta de capacitação dos profissionais causando um grande problema para a imagem da empresa, se está empresa priorizasse a excelência no marketing de relacionamentos ‘’cliente X funcionário’’ isso não ocorreria.

    POSITIVO
    O grupo BOMPREÇO criou em 1995 o BOMCLUBE, através dele os clientes passaram a ganhar pontos em suas compras na rede Bompreço,os pontos podem ser trocados por vários produtos que estão disponíveis nas redes Bompreço,isso foi uma grande estratégia de marketing para obter a fidelização dos seus clientes e conseqüentemente fez com que seus clientes recomendem seus produtos e benefícios para outras pessoas e isso ocorre com sucesso até hoje.
    Bárbara Lomonaco

    ResponderExcluir
  4. gestão de pessoas e a gestão de conhecimento
    aluno: Flavio rogerio de oliveira Lima

    a gestão de conhecimento visa estrategia central para desenvolver, discutir o desenvolvimento.tecnologia de informação para o compartilhamento do conhecimento nas organizaçoes.a gestão de pessoas discutir varios aspectos existente na organização a estrutura organização.Assim acho que a gestão de pessoas como a questão do conhecimento não veio agregar valores,a onde que tanto veio principalmente atenção e cuidados especias para com as pessoas,uma vez que produzirem e estimular aprendizagem de vista o desenvolvimento de estrategias somente uma maneira direta e indireta.muitas empresas e pessoas tem participação conjunta,na medida de reforço e resutados,onde reunir todos os recursos oferecidos pelos parceiros evoluidos.no entanto as gestoes e a estratégia não devem esta sempre alinhados,mas os gestores tem que ter uma visão sistêmica para a distribuição dos resultados.infelizmente muitos gestores concluiram seus cursos superiores e continuam se formando sem conheçer a gestão de conhecimento.entanto a falta do poder dos gestores com aprendizado é saber zelar a grande importancia do desafio do conhecimento com a gestão do conhecimento de pessoas onde,é uma aréa muito sencivél. todavia o termo gestão está ligado a um conjunto de decisões integradas sobre os profissionais.Em resumo acredito que as empresas tratam como modelo de gestão pessoais e individuais que significa conheçer pessoas, atender e competir mercado,com praticás e politicas associadas a conhecimentos externos e interno da empresa.

    ResponderExcluir
  5. Gestão de pessoas e gestão do conhecimento

    Aluno: Antonio Mariano de Oliveira Neto 5º período

    Existe uma relação significativa entre gestão de pessoas e gestão do conhecimento, principalmente por conta de fatores externos e internos que influenciam positivamente ou negativamente o crescimento da organização. Eu acredito que o conhecimento vem agragar valores a gestão de pessoas, que para desenvolver uma estratégia que possibilite a organização competir no mercado é preciso que haja o profissional certo em cada área que compõe a organização. Com uma política de recursos humanos voltada para o conhecimento e desenvolvimento intelectual dos empregados, as empresas desenvolvem estratégias inteligentes e tomam decisões acertadas. Eu observo, que empresas que acreditam e investem em capacitação dos seus colaboradores e que descobrem as suas habilidades, desenvolvem harmonicamente as relações internas das organizações como um todo. Pessoas e conhecimento, são certamente dois pilares que dão suporte ao planejamento do crescimento organizacional, externo e interno, ao fluxo de informações individual e coletiva sobre a organização a que fazem parte, informações tecnológicas que formam pessoas e conceitos diversos, mais que fortalesse o grupo, esses conhecimentos, fazem a diferênça na hora de decidir a melhor estratégia.

    ResponderExcluir
  6. Artur Ângelo de Santana – 5º período/FAL
    Marketing de Relacionamento

    Para relacionar com marketing não pode esquecer-se de qualidade, pois qualidade e serviços estão ligados a clientes fies relacionando produtos conclusão de prestação de serviços principalmente pós-vendas.
    Não existe facilidade em mostrar ao cliente como é a qualidade e valor dos produtos oferecidos assim como, sua satisfação. Sem que a organização relacione-se com o cliente e faça-o visualizar a qualidade no produto ou serviço comprado. Esta relação pode ou serão ferramentas usadas estrategicamente para manter clientes e/ou obter outros com a mesma visão de negócios. Lógico, bons resultados dependem só de bons dirigentes e de suas equipes, assim podem ,manter a fidelização num patamar sempre crescente.
    Por tanto, marketing de relacionamento não se restringe apenas a clientes compradores. Para ter um bom relacionamento com clientes, a organização precisa ter boa abertura também com seus fornecedores que é um dos principais fatores para que a empresa venda seus produtos (produto e serviços) com extrema qualidade. Esse critério promove a integração do cliente com a empresa. Então a organização deve conhecer seus clientes e fornecedores e que pra isso, hoje existe a tecnologia como ferramenta de extrema necessidade com aproveitamento constante e bom conhecimento de uso, porque nos dá a escolha certa do cliente para com suas necessidades para os serviços e produtos oferecidos. Todavia, visualizando custo/beneficio com colaboradores capacitados e adotadores das estratégias da empresa, as vantagens competitivas no mercado sugiram mediante a necessidade de maior relacionamento cliente/empresa.
    Os relacionamentos satisfatórios com clientes exigem prática constante e intensas técnicas de pós-marketing. Este é uma das maiores barreira a ser transposta pela organização.

    Assim vejo que o relacionamento de marketing, é ferramenta fundamental para o crescimento da empresa no mercado mantendo sua competitividade e escala sempre crescente e buscando melhoramentos junto a seus clientes internos e externos. A proporção de empresas que hoje adotam o marketing como fator principal de desenvolvimento para aumentar a quantidade de cliente e demanda, já é bastante notória. Como exemplo temos a Americanas.com, que em suas estruturas, está constantemente mudando em pró do aumento das vendas e não só isso, seu pós-vendas, foi bastante melhorado para assim minimizar e corrigir possíveis falhas. Estratégias que comina com a sua performance mantendo-se acima dos concorrentes.

    Artur Ângelo de Santana

    ResponderExcluir
  7. Titulo- A gestão de pessoas e a gestão de conhecimento
    Aluna: Tâmara Tôrres

    Existe uma relação muito grande com essas duas gestões, pois as mesmas contribuem nos fatores internos e externos, que podem ser pontos positivos ou negativos na evolução das organizações.
    Os gestores que aplicarem essas gestões em suas organizações direta ou indiretamente, só irão ser mais reconhecidas, pelos próprios funcionários que trabalharam, mas satisfeitos, e se orgulharam da sua empresa, porque irão olha os pontos positivos da mesma. Por causa dos cursos de especialização de acordo com cada área que seus colaboradores atuam gratificações, prêmios para os melhores funcionários que se destacaram dentro da organização.
    Pois as empresas têm que pensarem que não possuem apenas funcionários, mas sim parceiros, dessa forma o resultado desses pequenos investimentos com certeza será excelente, por que a organização será vista por todos lá fora não pelo seu foco nos seus resultados, mas também pelo crescimento e reconhecimento de seus colaboradores.

    13 DE Abril De 2011 12;54

    ResponderExcluir
  8. Titulo: Marketing Esportivo

    Michely Caroline 5º período

    O marketing esportivo não é só de expor a marca dos produtos que os atletas usam nas promoções de evento e torneios . É muito mas que uma exposição é uma divulgação que oferece visibilidade,e também servi como plataforma de comunicação para as empresas que constroem suas marcas,para atingir os seus objetivos de vendas. Mas os profissionais de marketing esportivo devem está atentos para as oportunidades que está surgindo a cada dia que passa.

    As oportunidades do marketing esportivo é gerada pelos megaeventos, e o profissional de marketing tem que sabre identificar e aproveitar as oportunidades, mas atento nas tendências do mercado esportivo que se inova a cada dia. A industria de marketing esportivo movimenta em torno de bilhões por ano. Então hoje a industria mais lucrativa hoje é a industria esportiva que vem crescendo a cada ano.

    ResponderExcluir
  9. Titula-Marketing De Relacionamento
    Aluno: Anderson Bonfim

    Está é uma das relações mais utilizadas pelas organizações, pois utiliza todas as suas estratégias possíveis para manter seus clientes na organização, lhe oferecendo um bom atendimento, credibilidade, respeito, ótimo relacionamento não só com seus clientes, mas também com seus fornecedores.
    Com isso eles criam ações para manterem seus clientes na empresa, fazendo um banco de dados, onde estarão todos os dados importantes de seus clientes, para assim satisfazerem todas as suas necessidades, porque assim os clientes irão se sentir muito importantes para a organização.
    Não podemos esquecer que o marketing de relacionamento está ligado diretamente a qualidade e a mesma esta relacionada a pos-vendas.
    As empresas têm que possuir uma boa lealdade e fidelidade com seus clientes, lhe oferecendo novos preços, produtos e serviços, pois assim as organizações irão identificar os clientes que dão mais lucratividade para a empresa.
    O aumento da satisfação dos clientes dependerá da preocupação com seus clientes, lembrando dos mesmos nas datas comemorativas, enviando cartões com elogios e oferecendo descontos especiais para seus clientes, desta forma eles não vão só conquistar os clientes antigos, mas também novos clientes, trazendo todos para sua organização, não dando a chance alguma deles procurarem os concorrentes.

    ResponderExcluir
  10. Análise de Compra do Consumidor

    Waldilene Coutinho, 4ºperíodo em Adm

    Sabemos que os consumidores cada dia ficam mais exigentes, com isso o mercado devem está preparado para atender as tais exigências.
    Os motivos que levam as pessoas a adquirir determinado produto ou serviço são os fatores determinado como estímulo, como se dar a propaganda.
    No processo de decisão de compra se dá em base ao papel determinante na escolha da empresa que o consumidor irá buscar quando necessitar efetuar uma nova compra, como também podemos contar com algumas influencias como de Marketing ou Individuais, o de Marketing se da como estímulos para que os produtos ou serviços sejam conhecidos no mercado, enquanto o do Individual onde há a necessidade diferente de compra ditam as demandas do mercado.
    É bom deixar claro que os consumidores buscam sempre novidades, os que os deixam satisfeito, a as empresas tem que está associados com essa demanda e ligada a tecnologia.

    ResponderExcluir
  11. Aluna: Danielle Nery 5º período13 de abril de 2011 às 12:23

    Titulo: Marketing Esportivo

    O Esporte "produto" deveria ser uma verdadeira preocupação nacional, seus valores
    e sua aplicabilidade no contexto educacional são indiscutíveis. O Planejamento
    estratégico deve ser obrigatório em todas as modalidades esportivas, a fim de se
    obter integração e coerência nos planos, programas e projetos.
    O Marketing esportivo,é necessário de ser
    compreendido e de ser aplicado. O dirigente esportivo tem que ser ético em seus
    relacionamentos e estar compromissado socialmente com os resultados que
    podem ser conseguidos. O esporte é um agente integrador e mobilizador das
    causas sociais de qualquer país desenvolvido. Propaganda é a almna do negocio porém não é tudo,lembramos que devemos dar condições aos nossos atletas para que eles consigam êxito em todas as modalidades.

    ResponderExcluir
  12. Aluno: Nilton L. Aquino
    Adm. 5º Período
    Prof. Walter

    Assunto: Marca de Produtos


    Marca é uma apresentação simbólica de uma empresa, onde se identifica de um modo imediato. O termo é freqüentemente usado como referencia para uma de-
    terminada empresa através de um nome, marca verbal, imagem etc.,Quando se fala
    em marca é comum estar-se referendo na maioria das vezes a uma representação grã-
    fica.
    No entanto o conceito se origina muito com o nome de fantasia da empresa
    Buscando-se muito em memorizar na mente do consumidor. Marca não é um conceito
    fácil de se definir, para isso é necessário um trabalho comercial junto a gestão de
    Marketing. A marca nunca é uma representação simbólica de uma entidade, mais sim
    De produtos ou serviços, relacionada com uma determinada pessoa ou entidade. A
    Marca deve ser sempre registrada. Só assim pode-se garantir a proteção da mesma.
    Uma marca tem suas finalidade:
    Atributos: a marca tem o poder de trazer a mente certos atributos.
    Benefícios: estes são traduzidos em benefícios funcionais e emocionais.
    Valores: a marca também transmite os valores da empresa.
    Cultura: a marca tem o poder de representar certa cultura.
    Personalidade: a marca pode projetar certa personalidade.
    Usuário: a marca sugere o tipo de consumidor que pode usar determinado produto.

    ResponderExcluir
  13. Análise de Compra do Consumidor
    Comportamento Pós- compra e pós-venda

    Aluno: Adriano Gomes da Silva
    Período: 5°

    Após a compra, o consumidor pode experimentar alguns níveis de satisfação ou insatisfação.
    O trabalho do marketing é monitorar a satisfação a ação e a utilização em relação ao produto depois de efetuar a compra. Pois estes níveis de satisfação e insatisfação é quem vai dizer e influenciará o seu comportamento com relação ao produto ou serviços é quem vai dizer se ele vai retornar para um consumo posterior ou não.
    Se o consumidor ficar satisfeito haverá uma probabilidade bem maior de ele voltar a comprar o produto.
    E é isso que as empresas e os profissionais de marketing tem que monitorar fazendo estratégias e vendo que o cliente tem que ter uma atenção especial mesmo depois da compra. Pois é o fator principal do pós-venda é a atenção e o cuidado com o cliente em saber como ele está utilizando o novo produto ou como foi sua satisfação com o serviço.
    Como sabemos que os cliente hoje são especialistas em quase tudo o que são acostumados a consumir, se tem que dar total assistência a ele depois da compra, pois hoje quando o consumidor sai de casa para comprar algo, primeiro ele já sabe muito bem o que quer comprar, segundo já está familiarizado com o produto pois com os meios de informação como por exemplo a internet ele já sabe qual a melhor marca, menor valor e qual o desempenho do produto.
    Ainda temos o fator pessoal do cliente, ele sai de casa disposto a ir a sua loja, enfrentar a violência da cidade, a perder o seu precioso tempo a gastar seu combustível para dar a preferência a um determinado estabelecimento e muitas vezes encontra pessoas que não lhe dão o mínimo de atenção, não estão nem um pouco preocupadas com o consumidor acha que eles estão ali pedindo algum favor.
    E se tornam mais arrogantes e desprezíveis, quando o consumidor volta ou liga reclamando ou pedindo alguma informação extra em pró do produto ou serviço.
    Isso é a obrigação das empresas fazerem com carinho com o consumidor pois eles enfrentaram inúmeros obstáculos para dar a preferência em determinadas empresas então eles devem ser tratados com toda atenção. As empresas devem ligar fazer um cadastro e monitorar como está sendo o uso de determinado produto, procurar saber se ele está satisfeito, quais os fatores fortes e fracos do produto se eles estão precisando de agregados a o produto comprado.
    Todas estas informações podem ser utilizadas para a criação de um banco de dados para saber mais do perfil do consumidor, para fidelisa-lo a empresa, para fazer com que eles consumam mais e informe a presteza do serviço e o comprometimento da empresa a outras pessoas por indicação também vão consumir.
    Ou seja fazer com que o cliente volte sempre a consumir e consumir cada vez mais, pois com isso ele sentirá segurança, conforto, atenção e a sensação de comprometimento de para a empresa com ele.
    Então este é o objetivo de um pós-venda e pós-compra para empresas e clientes.

    ResponderExcluir
  14. Aluno- Davino Lionel Rodrigues Neto
    5º período

    O método—gestão de pessoas e gestão do conhecimento- é uma ferramenta que veio pra mudar os conceitos negativos dentro e fará das empresas, isso porque essa ferramenta ajuda pessoas a entender como deve se comportar e respeitar a diferença de pessoa para pessoa dentro e fora da empresa, todas as empresas precisa utilizar essa metodologia para que com mais eficiência atinja um melhor resultado, vamos ver o que acontece se aplicar esse método dentro de empresas publicas, como hospital, bancos, postos de saúde etc,,,,,, com toda certeza mudaria a cara do atendimento publico, aplique dentro de uma empresa publica os 7 fatores de praticas gerencias,
    e em vez de critica, serão elogios, só que é preciso divulgar esse mercado e seu objetivo, que é mudar o atendimento e fazer com que empresas privadas ou publicas trabalhem com mas eficiência e qualidade, proporcionando satisfação dos clientes e dos colaboradores.

    ResponderExcluir
  15. Fal-Faculdade Líder
    Marcio Bezerra da Silva
    Administração

    A importância do Marketing Industrial aliada a Gestão de Projetos

    Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, querendo produtos de qualidade, a preços baixos e que atendam as suas necessidades e desejos. O Marketing Industrial envolve a construção de um relacionamento duradouro e significativo, entre a empresa e o consumidor.
    O termo Marketing é usualmente vinculado à propaganda e divulgação,utilizado para chamar atenção e atrair o consumidor. É um conjunto de ações que visa aumentar a relação a ser compartilhada entre fornecedor e cliente, com a idéia de satisfazer as necessidades do cliente por meio do produto e de todo o conjunto de coisas associado a sua criação, entrega e consumo final.
    A economia mundial foi impactada pela internet. Muitas empresas descobriram que ao interagir com o cliente pela web, teriam condições de oferecer benefícios e serviços, expandindo muito seus negócios e aumentando o número de clientes e vendas.
    O objetivo de toda empresa é obter lucro, se ela conseguí conciliar venda de produtos com a prosperidade do cliente, estará dando continuidade a seus negócios de forma lucrativa, crescente e sustentável.

    ResponderExcluir
  16. analise de compra do consumidor
    fabio gomes
    o consumidor esta exigente e para atender a essa expectativa estao sendo criadas alternativas para diblar a concorrencia,aderindo a novos metodos e filosofias.
    para o clinte comprar um produto ou srvico ele faz um estudo de sua necessidade e do lugar onde comprar fechando a venda e iniciando o processo de pos venda.

    ResponderExcluir
  17. FALCUDADE LIDER
    ALUNA CLEICIENE VICENTE
    TITULO; ANALISE DO CONSUMIDOR

    COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA OS CONSUMIDORES TAMBEM MUDARAM NA ESCOLHA DOS PRODUTOS QUE ESTAO SENDO OFERECIDOS NO MERCADO. EXISTE VARIAVEIS QUE INTEFEREM NO PROCESSO DE DECISAO DE COMPRAS EXTERNAS QUE SAO A FAMILIA, CLASSE SOCIAL , CULTURAIS E GRUPOS DE REFERENCIAS ESTES SAO OS PRINCIPAIS FATORES DECIDE A COMPRAR .
    A FAMILIA CONSTITUEM O GRUPOI PRIMARIO DE REFERENCIAS DE MAIOR INFLUENCIA PORQUE REPASSA SUA CULTURA DE PAIS PARA FILHOS. HOJE OS PROFISSIONAIS DO MARKETING PRECISA TER UM DIRECIONAMENTO PARA ATRAIR A CONFIANÇA DOS CONSUMIDORES NA MARCA DO PRODUTO E TER ESTRATEGIAS PARA CONQUISTA SEMPRE BONS PRODUTOS COM PREÇOS BAIXOS E COM UMA BOA QUALIDADE.
    AS LOJAS TAMBEM TEM QUE OFERECER SEGURANÇA E CONFORTO PARA ATRAIR ATENÇÃO DOS CLIENTES E CONSEGUIR UM DIFERENCIAL DA CONCORRENCIA.
    PORQUE CADA VEZ MAS A GLOBALIZAÇÃO VEM PARA MODIFICAR E MELHORAR O MERCADO E A OPINIAO DOS CONSUMIDORES E A SASTIFAÇÃO DELES É MUITO IMPORTANTE PARA O FATORES NA HORA DA DECISAO DAS COMPRAS.

    ResponderExcluir
  18. titulo: Análise do consumidor
    Aluno: Antonio José de Melo 5ºperíodo

    o comportamento do consumidor é muito variaveis que interfere na hora da compra.O consumidor vem acompanhadoros avanços da tecnologia e isso vem as mudanças nas escolha dos produtos que estão sendo oferecidos.Com isso vem as variaveis que interferem no processo de decisão de compra:
    internas:onde as atitudes de pessoas ou grupo que podem influência na decisão de compra.
    externas:o estimolo da família,grupos sociais ou fatores culturais podem criar uma nova tendencia mudando opinião do consumidor na hora de escolhe o produto.
    O consumidor avalia o produto de acordo com o preço,marca e atributos que o mesmo oferece.

    ResponderExcluir
  19. Marketing de Relacionamento
    Atualmente é Cada vez maior a concorrência e a competitividade, as empresas procuram cada vez mais fidelizar seus clientes, aumentar e melhorar se mix de produtos. Uma ferramenta importante é o marketing de relacionamento. Com as várias opções que o consumidor tem no mercado, ele vai onde sentir-se melhor, onde suas necessidades forem melhor atendidas, e este é o papel do marketing de relacionamento.
    As funções do Marketing de relacionamento estão voltadas para os clientes, com o aumento da concorrência aumenta também as exigências dos consumidores, eles não querem apenas comprar o produto, mas também, serem bem atendidos tanto na loja como em casa, seu produto tem que realmente atender suas necessidades, se isso não acontece certamente o cliente não voltará a comprar o produto ofertado pela aquela determinada empresa. Além disto, se empresa não tiver um bom relacionamento com aquele cliente, o pós venda o cliente mesmo tendo sido suas necessidades atendidas, outra empresa pode conquistá-lo, por isso é importante o papel do marketing de relacionamento, através desta ferramenta, oferece ao cliente um acompanhamento constante. Assim consumidor ajuda a empresa a entender melhor suas necessidades, criar pacote de serviços que o mesmo valoriza. Faz o cliente sentir-se importante na organização, fazendo com que o ele não deixe de utilizar os produtos desta empresa para utilizar os produtos do concorrente.

    ResponderExcluir
  20. Produto
    Sendo o objetivo principal da comercialização, tendo em vista a faixa etária de idade para proporcionar conforto e fácil acesso, também ajuda muito na hora de comprar, principalmente quando o produto é bem aceito no mercado, ele fica na cabeça do consumidor, a sua rotulagem fica registrada, e a procura por este produto, seja qual for sua origem, ele sempre se destaca entre os outros e sua procura vai alavancar entre os concorrentes.
    No entanto a fabricação ou criação de uma nova marca quando lançado no mercado até a conquista do consumidor, leva certo tempo, tendo em vista o investimento em propaganda para alavancar as vendas, ou seja, até chegar ao consumidor é só despesa, a obtenção de lucros só acontece depois do destaque à aceitação do ranking de vendas. No entanto, o produto depois de passar por diversos processos, sua qualidade de extremamente sadia, oferecendo segurança ao consumidor, ou seja, mesmo o produto na sua validade pode perder sua qualidade em seu armazenamento, sua estocagem vai de acordo com o tempo ou vida, para manter seu padrão de qualidade, oferecendo bem esta segurança e se mantendo no mercado e se destacando entre os concorrentes. Portanto quando o consumidor espera em sua casa a entrega do produto a hora marcada é de fundamental importância, mantendo a qualidade do mesmo, ou seja, sua sobrevivência no mercado depende da aceitação e satisfação do consumidor.
    Rosenilda M Gonçalves 4 período.

    ResponderExcluir
  21. Tema: Análise de Compra do Consumidor

    Aluna: Sandra Barros


    Bem, analisando o comportamento do consumidor, existe um ponto para chamar atenção, onde os fabricantes e vendedores poderiam melhorar na hora de comercializar um produto. Os vendedores poderiam exigir maior qualidade em seus estabelecimentos, muitas vezes eles não vem com todas as vantagens oferecidas e não satisfaz as necessidades. Na hora de avaliação dos consumidores, normalmente esses verificam toda a funcionalidade no rótulo, constatando muitas vezes que os mesmos não condizem com as informações cedidas pelos fabricantes. Chamamos atenção também para os serviços de trocas, quantas burocracias. Além do consumidor ser lesado pela descrição, na hora da troca se deparam com um serviço de baixíssima qualidade. Necessitar de um produto não é aceita-lo de qualquer maneira, é exigir uma qualidade e que satisfaça as suas necessidades.

    ResponderExcluir
  22. A Gestão de Pessoas e a Gestão do Conhecimento
    Por: Vitor Guedes

    Gestão, algo notável em qualquer organização hoje em dia, mais você sabe o que é gestão? O significado de Gestão é a ação de gerir, gerenciar, administrar e etc. Com base nisso podemos ter uma noção do que é Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento.
    A Gestão de Pessoas e a Gestão do Conhecimento, podemos dizer que é um trabalho do RH (Recursos Humanos) que tem a missão de gerir as pessoas que fazem parte da organização, ou seja, seus funcionários para que eles possam está de acordo com os objetivos e a metas da empresa, não apenas isso, fazendo a capacitação e melhorando cada vez mais a sua equipe.
    A Gestão de Conhecimentos pode ser definida como "conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de idéias, solução de problemas e tomada de decisão". (MACHADO NETO, 1998, apud, POMIM, 2002). Nada mais é do que a busca de ferramentas para melhora o desempenho da organização, buscando inovações, novas estratégias facilitando o gerenciamento das informações e conhecimentos agregados. Toda essa gestão não é simples, pois o principal objetivo do mesmo é a excelência organizacional.
    A Gestão de Pessoas anda acoplada com a Gestão de Conhecimento, como citei antes o objetivo maior é a excelência, o foco da Gestão de Pessoas é a capacitação dos colaboradores, a qualificação.
    Desenvolvidos pequenos conceitos temos base que esse dois tipos de gestão são primordiais nas organizações que querem se desenvolver. A busca de qualificação nos dias atuais é grande e as organizações têm investido em no capital intelectual, trazendo o aprendizado continuo dos seus funcionários, favorecendo a empresa para elaboração de novas estratégias. É gratificante trabalhar em uma empresa que aplica essas Gestões, pois trazem motivações e abertura de maiores conhecimentos acarretando promoção e entre outros benefícios. É fato que a Gestão de Conhecimento, desenvolve-se não apenas no convívio profissional, mas vem somar na vida pessoal.
    Algumas empresas que tem essas gestões mostram grandes desenvolvimentos, uma empresa que posso cita e o Banco Bradesco S/A – que tem o estilo de carreira fechada, ou seja, todos começam como atendentes e vão crescendo conforme ganha experiências, foi investindo eu seus funcionários, em 2010 R$ 100 Milhões em treinamentos, aproximadamente 25 mil foram promovidos, trazendo assim as gestões citadas, onde busca a qualidade e melhoramento no seu capital intelectual e excelência na organização.
    Empresas que focalizam também nessas gestões têm o grande destaque na sociedade, como futuros administradores evidência que a concorrência nos dias atuais é extremamente grande, proporcionando grandes investimentos em pessoas, muitos microempresários não investi em seu capital intelectual tendo assim uma rotatividade de funcionários relativamente alta, isso aumenta os custo, então vale a pena montar estratégia em investir em seus funcionários e evitar as rotatividades, sabendo que o investimento em capital intelectual é um investimento em longo prazo trazendo qualidades para sua empresa.

    ResponderExcluir
  23. Everson Malta Lopes - 4º período

    Marketing Esportivo

    O marketing esportivo e uma estratégia muito eficiente e também lucrativa para os investidores que pensa em vincular a imagem de sua empresa a um ídolo que consiga influência de forma quantitativa e qualitativa as vendas dos seus produtos e preciso estudar a sua influencia no mundo esportivo o Brasil possui vários atleta de peso também acha que ser investe mais marketing que no próprio talento dos atletas. O marketing possui ferramenta para cria mecanismo de orientações, detalhamento, direcionamento para atingir o mercado alvo que são os apaixonados por esporte em geral.

    ResponderExcluir
  24. Analise de compra do consumidor

    Ao compra um produto o consumidor sofre diversas as influencias para chegar à decisão final, podendo se influenciado por sua família, a sociedade, pode ser também um questão de atitude ou personalidade daquele consumidor, sempre o consumidor e o comprador, pagador e usuário o que não significa ele não só compra o produto com paga e consome.

    As pessoas ao sem consumidoras algumas passa a ter uma lealdade pelo produto usado e indicado para outras pessoas ou usar para experimenta podendo ou não repetir a compra desses produtos, para tomar uma decisão o consumidor faz diversas analise como sua necessidade, por motivação do marketing ou por vontade própria de adquirir o produto um desejo ou capricho, entre muita forma de alternativa de avaliar um produto e possível analisar o preço do produto oferecido, o tempo dele no mercado, sua durabilidade e qualidade que ele tem o e concorrente não tem o consumidor pode desistir do produto por ter um outro produto melhor uma melhor preço o atendimento na loja que não foi de sua satisfatória o não se adapta a sua necessidade.

    Sem fala na ansiedade pela decisão tomada o consumidor pode comprar o produto por seu preço ser acessível e ele tem plena confiança no produto ou por um acaso mesmo que ele não de conheça o produto só tenha uma indicação de amigo para adquirir um produto o consumidor tem uma batalha de decisão, analise, pesquisa ate chegar à compra final de lê traga satisfação e supra sua necessidade um exemplo de analise de compra uma mulher deseja compra um escarpan ele procura uma lojas de fama e de sua confiança ou em últimos dos casos indicado por alguém o atendimento o a atenção que o vendedor passa o preço ou sua facilidade de pagamento, a variedade de cores, o conforto que ele proporciona tudo isso e muito mais vai influencia bastante na analise de compra desse sapato. A analise pode varia de consumidor do segmento de produto que ele procura e com ele e apresentado, e tudo uma conjunto para chega no seu objetivo que e o produto como todo o seu leque de opções para melhor alcançar a qualidade necessária para o consumidor e suas exigências.

    Aluna:Patrícia dos Santos 5º ADM

    ResponderExcluir
  25. Felipe Nunes de Lima 5º período

    "MARKETING DE RELACIONAMENTO"

    Marketing de relacionamento é um vinculo de amizadee confiança que a empresa ou seus funcionarios obtem atraves das fidelizações, e tendo assim uma competitividade sustetavel e segura. Os objetivos são: manter seus clientes fieis, atraves de estrategias, promoções e um bom desconto; conquistar novos clientes , apresentando a empresa ou produto,mostrando como ele é, vantagens, beneficios ,como por exemplo: aquelas meninas que ficam nas ruas tentando convencer voce a mudar para a operadora que elas estão prestando serviços; itensificar o relacionamento com clientes e fornecedores. Um bom exemplo é de uma senhora que tem uma merceariaria perto da minha casa, que vende suas mercadorias para as pessoas, que a maioria compra para pagar na quinzena ou no fim do mês, isso querendo ou não é uma otima forma de fidelização, pois esta dando a seus clientes uma confiança e estimulando a comprar novamente em seu estabelecimento. O exemplo de marketing de relacionamento positivo anterior mostra que não é preciso muito para se concretizar uma fidelização entre prestador de serviços e cliente. Já um exemplo negativo de marketing de relacionamento vivido em meu dia-dia é o de um motorista de transporte alternativo conhecido por sua grosseria com seu cobrador e seus passageiros e tambem pelo descaso e a falta de responsabilidadeestando ele transportando pessoas. Por esses motivos, ninguem gosta de andar na Kombi dele.
    Com isso concluo que marketing de relacionamento é construir e sustentar a infra-estrutura dos relacionamentos de clientes.

    ResponderExcluir
  26. Janaína Maciel ADM 5º Período

    TITULO:Competência X Experiência:O que mais pesa?

    Competência é a consequência da experiência de um profissional bem qualificado.Hoje o mercado exige muito de um profissional tal modo que ser um ou outro é insuficiente porque não adianta ser um profissional experiente em uma determinada área se esse profissional não procura se qualificar constantemente,se atualizar, ter mente aberta para as novas idéias,desse modo o proprio tempo vai se encarregar de marginalizar um profissional "experiente".

    ResponderExcluir
  27. Aluno: Eliel Cândido
    Período: 5°
    FAL - S L DA MATA - PE

    Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento

    Sabemos que o mundo sofre diversas transformações, e no ambiente corporativo não é diferente, a evolução do conhecimento administrativo para munir uma empresa com um capital intelectual que possa estruturar estratégias que a coloque em posição de competitividade no mercado tem sido o principal foco de investimentos dos grandes executivos inteligentes. Percebamos que a essência da existência desse capital intelectual são pessoas e por constituir o mais importante recurso e patrimônio de uma empresa, precisa ser muito bem gerido para poder contribuir ao máximo com os rendimentos da organização.
    A gestão ou administração do conhecimento torna-se um conjunto de estratégias para adquirir, criar e compartilhar o conhecimento, entretanto, tem por objetivo estabelecer o fluxo correto das informações interpretadas, é bem verdade que o fator conhecimento influencia diretamente numa boa e eficiente produção, segundo Drucker (1994) “os novos modelos econômicos precisam incorporar o conhecimento como o fator essencial do processo de produção e geração de riqueza e não apenas como mais um fator de produção, pois o conhecimento tornou-se o recurso essencial da economia.”

    A gestão de pessoas tem como principal foco a busca pela qualidade máxima e do desempenho adequado através da capacitação e treinamento profissional. A competitividade virou “moeda” de negócios. No cenário atual a nova “idéia empresarial”, busca desesperadamente alinhar a valorização do ser humano nas organizações, para que ele seja o novo diferencial. Acaba de nascer mais um novo desafio: a conscientização de que as relações interpessoais não são tão amistosas.
    Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento.

    ResponderExcluir
  28. Rosineide Rodrigues- 5º Período

    INTELIGÊNCIA COMPETITIVA


    Desde os tempos mais remotos, o homem se preocupava em evoluir. Como os Hititas à 3000 AC, a guerra de Tróia, Sun Tzu , dentre tantos outros. Tudo isso em busca de novos conhecimentos e estratégias para vencer os seus adversários, o que no mundo dos negócios chamamos de “concorrentes”.
    Para conseguir sobreviver a atual situação do mercado, em que é preciso inovar sempre, os empresários precisam usar de toda sua inteligência possível, desde a estratégica como também a tática. Saber como obter informações dos concorrentes, usando fontes informais como formais.
    Hoje, temos até a contra-inteligência, que é uma maneira de proteger a informação. Pois, como toda grande decisão tomada por parte dos gestores depende dessas informações, elas têm que ser verdadeiras. Caso contrário a organização pode ter sérios problemas.

    ResponderExcluir
  29. Ok.

    Processo finalizado.

    Parabéns pelos comentários.

    ResponderExcluir