sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ferramentas estratégicas


Como sabe-se, existem hoje no mercado diversas ferramentas que auxiliam no processo de decisão dos gestores das empresas. Os tomadores de decisão estão cada vez mais buscando-as com o objetivo de tratar melhor suas estratégias e desenvolver ações preventivas e corretivas no mercado competitivo. Isto posto, que foram surgindo com o passar do tempo novas metodologias, desde as bordagens classica (administração científica e clássica), abordagem neoclássicas onde o enfoque maior era a APO(administração por objetivos), o enfoque comportamental (Teoria Comportamental e das Relações Humanas), abordagem estruturalista (Modelo Burocratico e a Teoria Estruturalista) e a abordagem sistêmica (Teoria dos Sistemas e Contigêncial) que tais metodologias foram ganhando melhorias e outros tipos de ferramentas para melhorias de processos. Onde que vimos nos tempos e hoje, novos conceicos de gestão e operação, bem como ferramentas que auxiliam aos gestores a desenvolverem de melhora maneira suas estratégias gerenciais. Então listei algumas das ferramentas que vem sendo bem discutidas no mundo corporativo e que realmente vem trazendo resultados às organizações:

1. Data Mining (DM): ou mineração de dados é a obtenção de dados e informações através de linguagens textuais naturais. Sua principal função e a mineração de grande fonte de dados gerando novos subgrupos de dados. Com a utilização da internet essa ferramenta se tornou mais evidente, pois realiza um processo de obtenção e extração de bancos de dados estruturados que tem como objetivo de transformar dados ocultos em informações relevantes aos tomadores de decisão. Exemplo disso é uma empresa que no dia recebe um grande pedido de desconto sobre um produto. O Data mining, não junta o dia e a procura como base, ele leva em conta é que em um dia específico, houve uma grande solicitação de desconto, é isso que ele atua.

2. Data Warehouse (DW): ou depósito de dados, funciona como um sistema que serve para armazenar em bancos de dados informações referentes às atividades de uma organização de forma consolidada. Tem como objetivo trabalhar com uma grande base de dados de contexto histórico da situação. Exemplo, um site de vendas onde o cliente deixa seu “rastro” ao efetuar uma compra de um produto. A empresa a partir daí tem como traçar o perfil daquele consumidor. (Alvo Conhecimento, 2008)

3. Customer Relationship Management (CRM): ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta que serve ás empresas consolidar todas as informações de seus cliente potenciais e prospectivos. Ajuda as empresas a mater um bom relacionamento com os clieentes. Um sistema de CRM numa empresa é composto por por procedimentos e metodologias baseado num modelo de gestão de negócios. Sua funcionabilidade é garantir uma troca de interação com os clientes com o objetivo de fidelizar os mesmo gerando assim uma grande fatia de mercado à empresa;

4. Balanced Scorecard (BSC): ou cenários balanceados é uma ferramenta que utiliza os indicadores da empresa baseado em quatro vertentes da administração estratégica empresarial; financeiras, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento, onde o desempenho organizacional é mensurado através desses quatro tipos situações. Permitindo assim as empresas por meios da administração estratégica uma visão macro do ambiente da organização, facilitando os tomadores de decisões nos processos do dia-a-dia.

5. Key Intelligence Topics (KIT): ou Processo de Tópicos Fundamentais de Inteligência que tem como objetivo identificar e providenciar as principais prioridades de inteligência da Alta administração da empresa. Segundo Herring, essas necessidades são compostas de três categorias; as decisões e ações estratégicas, que são o desenvolvimento de planos e as estratégias, os tópicos de alerta antecipado que são as iniciativas dos concorrentes, avanços tecnológicos e ações do governo; e a descrição dos principais autores como clientes, fornecedores etc.

6. War Game (WG): ou jogo de guerra, é uma ferramenta utilizada para empresas que estão inseridas num cenário hiper-competitivo, permitindo aos tomadores de decisões o planejamento de longo prazo para a empresa. Consiste em criar cenários prospectivos através de simulações de um jogo mercadológico.

Pode-se notar que a maioria das ferramentas estratégicas estão ligadas a Tecnologia da Informação (TI). Não é para menos, pois as organizações assim como a tecnologia andam juntas formando assim uma parceria de sucesso desde o século XX.
As ferramentas são de utilização para os analistas e profissionais de inteligência bem como os tomadores de decisão avaliaram e traçarem suas estratégias. Portanto, integrar nos cenários e incorporá-las na cultura organizacional pode não ser tarefa fácil para empresas que possuem uma visão limitada para a inovação. Mas que são de imensa importância na obtenção de resultados a longo prazo.

Obs.: queria mostrar uma tabela muito interessante ao qual desenvolvi mais o blog limita a arquivos em excel, entao que se interessar poderá entrar em contao comigo pelo: valter-rito@bol.com.br

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